Sempre existem pessoas dispostas a ajudar e simplificar a vida de qualquer pescador.
Rodando pela WEB, descobri casualmente um site de pesca que se mostrou inovador e imparcial.
Apesar de ter um aspecto mais técnico do que pescarias propriamente ditas, os programas são bem elaborados e detalham na pratica o uso dos equipamentos.
Em uma postagem anterior, falei sobre os equipamentos de pesca que uso e seus detalhes.
Porém um equipamento ficou de fora, que é a carretilha.
Se você estiver interesse sobre elas, sobre os tipos de freio, funcionamento, ajustes e muito mais, vale a pena conferir.
Site Pesca Verdade
Se existe a possibilidade de um retorno breve ao Brasil, seria bom incluir uma carretilha nos seus apetrechos de pesca, pois está se tornando cada dia mais popular o seu uso.
Mesmo aqui no Japão, os fabricantes resolveram investir no seguimento de carretilhas para arremesso(casting) destinadas a água salgada. Só para se citar exemplos, a Daiwa lançou em março a T3-MX , a Shimano lançou no ano passado o Exsence DC e a Abu Garcia veio com a Salty Stage.
Este é um detalhe para se ficar atento. Existem carretilhas exclusivas para água-doce, que em teoria são a maioria. Geralmente são moldadas em corpo de magnésio, que é um material leve, porem, corrosivo em contato com a água salgada, além de terem rolamentos de aço sem proteção contra corrosão.
Apesar de mais difícil o seu manuseio do que um molinete, não chega a ser um bicho de sete cabeças.
É preciso pratica, paciência e acima de tudo alguém apto a lhe ensinar.
Ótima postagem,bem, Cesar,tenho uma duvida, a respeito das linhas PE ,ainda não tive oportunidade de usar, mas tenho uma duvida, ela so pode ser usada em varas especificidas para PE ? ou pode usar em qualquer vara,sem problema,dependendo dos passadores, ela pode acabar danificando a linha?
ResponderExcluirfico no aguardo, abraços luis....
Até onde eu sei, as linhas PE podem ser usadas em qualquer tipo de vara, sem problema nenhum na linha. Porém devido a sua espessura ser muito fina, pode-se ocasionar fissuras nos passadores de má qualidade. Um outro detalhe sobre as PE se refere ao fato delas ficarem desbotadas com o tempo, algo que acontece com todas que usei até hoje, mas, segundo os fabricantes isso é normal e não diminui a resistência da linha.
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=_WSEafuTU3Q
Excluirola amigo Yada san
acima link complementando um pouco mais sobre linhas PE e uso do leader ... espero que sirva não só ao amigo Luisinho mais fica dica a todos.
Abracos
Valeu amigo Berenga!!!Pelo jeito pegou mesmo gosto pela pesca!!! Obrigado por participar!!!Ótimo video, muito bem explicado!!!Agora acho que não sobram muitas dúvidas sobre shock leader!!! Abraços
ExcluirGrato pela resposta,vc me disse uma vez que pescou kurodai,e qual foi o equipamento usado naquele dia? precisa ser aquelas varas longas, com a carretilha parecido com o do fly? então passa umas dicas daquele dia que voce pescou,abraços luis.
ResponderExcluirAssim que for possível vou fazer um post sobre este tipo de pescaria... valeu!!! abraços.
ExcluirEaei yada beleza? Tenho uma duvida com alguns modelos DC.tipo possuo uma carretilha antares dc7 lv, como eh feito a manutencao desta carretilha? Tipo aquele negocio do freio digital eh parafusado na lateral impossibilitando a remoção do carretel,uma carretilha feito pra agua doce mas mesmo assim só de bater agua nela jah basta? Recentemente adquiri a exsence DC , muito show essa carretilha,essa jah da pra desmontar quase que por inteira possibilitando a manutenção adequada ,mas eh uma pena de só ter a versão com a manivela do lado direito.realmente não consigo trabalhar iscas do tipo jighead com a vara na mao esquerda.
ResponderExcluirSobre a manutenção da DC não sei muita coisa. Mas pelo que vi, muitos acham melhor mandar lubrificar na shimano. Mas se você estiver curioso, tem estes links para consultar.
Excluirhttp://www.geocities.jp/hammer_nori/tips/reel/08_oh/dc7_bunkai.html
http://ameblo.jp/honghong9934/entry-11431743196.html
http://lakemaster.blog.so-net.ne.jp/2011-03-01
Em relação a limpeza, geralmente só a água doce basta. É importante antes de lavar, apertar bem a fricção para evitar entrar água. Depois sempre seco com um pano o máximo que der, espero algumas horas e solto a fricção novamente. Isto serve para carretilha e para o molinete. Quase comprei uma exsence DC, mas optei pela T3MX por ser mais leve. Ambas são ótimas carretilhas. Em relação a manivela, acho que é um pouco questão de costume e pratica. A minha T3MX é esquerda e tenho uma Aggrest direita. No começo foi difícil de acostumar, mas agora ta tranquilo. A manutenção das minhas carretilhas e molinetes sou eu quem faço. Neste feriado aproveitei e troquei os rolamentos da Aggrest e da Team Daiwa do Aguinaldo por rolamentos de inox! Ficou show!!!