terça-feira, 3 de julho de 2012

Algumas dicas para pesca de kibire

Primeiramente é preciso ter em mente que o kibire é um peixe que prefere água salobra, por isso, será facilmente encontrado em lugares onde os rios desembocam no mar. O lago Hamana ou Hamanako como é conhecido pelos brasileiros, situado na região de Shizuoka, é um local previlegiado. Segundo o Wikipedia, nos tempos antigos, era um lago de água doce e após um grande terremoto em 1498, alterou-se a topografia da área. Como resultado a água do lago agora é salobra. Devido a isso, a quantidade de kibires nesta região é relativamente alta.

Kibire, 02/07/2012. 03:26hs.

O kibire é um dos predadores mais lentos que já pesquei. O que significa isso? Significa que o trabalho com as iscas deverão ser o mais lento possível, dando chances para poder atacar a isca. A pesca do kibire pode ser realizada tanto de dia, como a noite. Para a pesca diurna, se utilizam iscas do tipo popper (R.A. Popper da Jackson, ZBL popper da ZipBaits), pencil (Fake dog da ZipBaits, Silver dog da Duel) ou borrachas (Amajaco da Smith, Bug Ants da Ecogear).

Kibire, 02/07/2012. 03:44hs.

Para a pesca noturna, as iscas recomendadas são aquelas que podem ser recolhidas lentamente, mas que não perdem a mobilidade. É o caso da isca minnow Saruna 80 da Smith, da floating S-four da F-tec,  da sinking pencil Wander 80 da Luck Craft, citando alguns exemplos. O tipo de isca a ser ultilizado dependerá muito do local onde será realizado a pesca. Tanto a Saruna como a S-four são super agéis mesmo recolhendo lentamente, porém, não alcançam grandes distancias durante o arremesso. Para suprir esta deficiência, pode-se usar a Wander, que vai bem longe, porém com menos mobilidade. A iscas das fotos  de kibire encontradas neste blog, são feitas artesanalmente, onde consigo conciliar mobilidade e distancia nos arremessos. 

Kibires presos com corda e ganchos (Stringer).

Uma outra dica, é a utilização do Stringer, que consiste em uma corda, com ganchos(normalmente 8), que se prende na boca do peixe, mantendo-os vivos. Simples e com pouquíssimo volume, é muito mais fácil de se carregar do que um samburá ou uma caixa de isopor térmico. 
Um ultimo detalhe, se dá em relação a dentição do kibire. É preciso cuidado ao manusear este peixe, pois a sua mordida é extremamente forte. Para se ter uma ideia, ostras e mariscos fazem parte da sua refeição, quebrando facilmente as cascas com uma simples mordida. 



3 comentários:

  1. Então amigo pescador, voce sempre pesca no lago de hamanako, e quais são os pontos de sua pescaria, ja fui perto da marina, da ponte vermelha, perto do hotel, e se eu contar no dedo fui umas tres vezes apenas com um conhecido meu,pelas fotos é bem bacana, e pelo que parece, vc entende muito deste peixe,não é, abraços luis...

    ResponderExcluir
  2. Em qualquer casa de pesca de grande porte, existe um mapa exibindo os locais onde há maior incidência destes peixes. Assim que tiver um tempo vou ver se coloco uma versão em português aqui, abraços.

    ResponderExcluir
  3. valeu camarada,fico aguardando, mais uma vez grato luis..

    ResponderExcluir