sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Robalo no Japão

Flecha ou peva? No Brasil estes dois tipos são os mais comuns que circulam pelo litoral.
No Japão, há uma variedade um pouco maior como:


Suzuki: variedade mais comum e encontrado em qualquer lugar do Japão.


Tairiki Suzuki: O que diferencia o Tairiki, são as pintas pretas pelo corpo.

Hirasuzuki: Devido a pouca quantidade, é um dos mais difíceis de se capturar. Vive geralmente em locais rochosos e com grande arrebate de ondas, tornando essa pescaria um tanto perigosa. 



Akame: É o maior dos robalos e assim como o hirasuzuki são encontrados somente em poucas regiões do Japão.

Suzuki é robalo em japonês, porém há um costume de se mudar o nome de acordo com o tamanho. Aproximadamente até 30cm, chama-se Seigo, até 60cm Fuko ou Madaka e a partir dai vira Suzuki.
Pescadores de iscas artificiais no entanto, utilizam a denominação em inglês, Sea Bass(japones pronuncia shii -basu), independente do tamanho.

Esta semana meu parceiro de pesca Aguinaldo(excelente pescador, colaborador deste blog e também quem me ensinou a fazer iscas artificiais) enviou-me as fotos da sua pescaria da semana passada. Realmente foi muito produtiva, com direito a robalo de mais de 80cm!!!

Robalo, 24/10/2012.
Isca: Artesanal
Pescado por Aguinaldo.

Robalos, 25/10/2012.
Isca: Drift Pencile(Eclipse)
Pescado por Aguinaldo.

Falando sobre tamanho, sabe-se que no Brasil passam de 20 quilos. Aqui no Japão, apesar de ter mais variedades, chegam a medir no máximo um  pouco mais de 1 metro, mesmo os tão sonhados hirasuzukis e akames. Dependendo da região que se pesca, como por exemplo, Tokyo, Fukui, Miazaki, onde há grande concentração de robalos, 80 centímetros pode ser considerado tamanho normal, porém, aqui na região de Tokai, se você pegou um deste porte ou maior, pode ter certeza que conseguiu realizar um grande feito!!!

Meu recorde pessoal.
08/10/2011. 21h30.
Isca: Artesanal.





6 comentários:

  1. Rapaz fui pescar no domingo passado a noite em toyohashi, pertinho da mercedes, isso é , isca natural, mas tive muita , mas muita ação de robalinhos, variando de 15 a 25 cm,foram muitos peixes, o que me intrigou muito foi ali perto das pilastras da ponte, cada rebojão, pude observar, que haviam muitos peixinhos nadando perto onde eu estava pescando, de repente, pude perceber que eles estavam vindo em minha direção, sabe aquela onda vindo por cima, e cada sugada nos peixinhos, e como não estava preparado com artificiais fique apenas apreciando os grande ataques, não que peixes eram , mas garanto pra voce que eram grandes, e faziam cada estardalhaço na agua, acabei armando uma vara com artificial,ms eles estavam muito longe, era impossivel alcançar, geralmente levo minha vara mais longa,, infelizmente neste dia não levei, e foi a madrugada adentro, direto,, fazendo aquela festa, apenas continuei pescando com as iscas naturais, acabei com elas, e la perto das 4 da manhão tentei, fazer uns arremessos, ms eu precisava de uma isca barulhenta tipo popper, e não tinha tmbm,, fica pra uma proxima vez, pq, o tempo, sem vento, agua tranquila, e peixe muito peixe, a minha vez foi com os pequenininhos e a vez dos grandões foi a deles, com os peixinhos deles..rsrsrs,, quem sabe, da proxima vez arranco um bichão ,,,,,maravilha de matéria amigão,,, abraços luisinho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal...pescaria boa é assim, aquela divertida, cheia de ação e que nos deixa ocupado, esquecendo dos problemas e estresse do dia a dia,né!Ah, se o vulto dos peixões que você viu, dá a impressão de um peixe perto de um metro, pode ser Sunameri, ou seja, o famoso boto. A presença deles por ali é constante, mas pode ser também robalo de bom tamanho fazendo a festa!!!

      Excluir
  2. É amigão, não sei especificar, porque estavam atacando os peixinhos direto, ms o que ficou ali embaixo da ponte perto das pilastras, não sairam de lá, ficou a madrugada inteira, ate praticamente eu ir embora, e tive uma oportunidade de tentar fisgar , mas não tinha a minha vara armada na artificial perto,e quando realmente deixei preparada, até parece que eles adivinham, nem perto apareceram de novo,, bem e se for o sunameri, deve ser legal, ms apenas aparecem a noite ou de dia tambem?,, interessante saber,pq ha mais ou menos 8 anos atras quando eu ainda trabalhava por estes lados do porto, em uma saida do serviço do yakin tentei fazer uns pinchos, e como a mare tava baixa, eu estava do outro lado,,naquela parte onde tem uma ponta de concreto, fiquei arremessando, e de repente vi um peixe digamos pra mais de cinco kilos, arremessei a isca começei a trabalhar, ele começou a vir atras , mas como ficou muito perto,, sabe como eles percebem a nossa presença, simplesmente se desviou da isca e foi embora, foi um barato, parecia,que ele apenas veio perto de mim deu um tchau e foi embora,rsrsrs,.. ms uma coisa tenho certeza, tem peixe grande por aqueles lados e quem sabe a gente pega eles., não é? abraços luisinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi os sunameris tanto de dia como a noite. Alguns vezes é possível identificar a sua presença pelo suspiro, esguichando água como uma baleia...muito legal!!!

      Excluir
  3. Nunca entendi uma coisa. O robalo no Japão não é o mesmo robalo do Brasil. São peixes de famílias diferentes (Centropomus undecimalis x Lateolabrax japonicus). O corpo é parecido mas a cabeça é bem diferente. Estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não esta errado, são peixes de familias diferentes e com características diferentes também, porém , como o mesmo instinto predador. Pelo meu ponto de vista, seriam como os seres humanos, varias especies diferentes, mas no fundo todos iguais!!!kkkk

      Excluir