quarta-feira, 1 de maio de 2013

Programa PescaVerdade

Sempre existem pessoas dispostas a ajudar e simplificar a vida de qualquer pescador.
Rodando pela WEB, descobri casualmente um site de pesca que se mostrou inovador e imparcial.
Apesar de ter um aspecto mais técnico do que pescarias propriamente ditas, os programas são bem elaborados e detalham na pratica o uso dos equipamentos.
Em uma postagem anterior, falei sobre os equipamentos de pesca que uso e seus detalhes.
Porém um equipamento ficou de fora, que é a carretilha.
Se você estiver interesse sobre elas, sobre os tipos de freio, funcionamento, ajustes e muito mais, vale a pena conferir.


Se existe a possibilidade de um retorno breve ao Brasil, seria bom incluir uma carretilha nos seus apetrechos de pesca, pois está se tornando cada dia mais popular o seu uso.
Mesmo aqui no Japão, os fabricantes resolveram investir no seguimento de carretilhas para arremesso(casting)  destinadas a água salgada. Só para se citar exemplos, a Daiwa lançou em março a  T3-MX , a  Shimano lançou no ano passado  o  Exsence DC  e a Abu Garcia veio com a Salty Stage
Este é um detalhe para se ficar atento. Existem carretilhas exclusivas para água-doce, que em teoria são a maioria. Geralmente são moldadas em corpo de magnésio, que é um material leve, porem, corrosivo em contato com a água salgada, além de terem rolamentos de aço sem proteção contra corrosão.
Apesar de mais difícil o seu manuseio do que um molinete, não chega a ser um bicho de sete cabeças.
É preciso pratica, paciência e acima de tudo alguém apto a lhe ensinar.


8 comentários:

  1. Ótima postagem,bem, Cesar,tenho uma duvida, a respeito das linhas PE ,ainda não tive oportunidade de usar, mas tenho uma duvida, ela so pode ser usada em varas especificidas para PE ? ou pode usar em qualquer vara,sem problema,dependendo dos passadores, ela pode acabar danificando a linha?
    fico no aguardo, abraços luis....

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    1. Até onde eu sei, as linhas PE podem ser usadas em qualquer tipo de vara, sem problema nenhum na linha. Porém devido a sua espessura ser muito fina, pode-se ocasionar fissuras nos passadores de má qualidade. Um outro detalhe sobre as PE se refere ao fato delas ficarem desbotadas com o tempo, algo que acontece com todas que usei até hoje, mas, segundo os fabricantes isso é normal e não diminui a resistência da linha.

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    2. http://www.youtube.com/watch?v=_WSEafuTU3Q

      ola amigo Yada san
      acima link complementando um pouco mais sobre linhas PE e uso do leader ... espero que sirva não só ao amigo Luisinho mais fica dica a todos.
      Abracos

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    3. Valeu amigo Berenga!!!Pelo jeito pegou mesmo gosto pela pesca!!! Obrigado por participar!!!Ótimo video, muito bem explicado!!!Agora acho que não sobram muitas dúvidas sobre shock leader!!! Abraços

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  2. Grato pela resposta,vc me disse uma vez que pescou kurodai,e qual foi o equipamento usado naquele dia? precisa ser aquelas varas longas, com a carretilha parecido com o do fly? então passa umas dicas daquele dia que voce pescou,abraços luis.

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    1. Assim que for possível vou fazer um post sobre este tipo de pescaria... valeu!!! abraços.

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  3. Eaei yada beleza? Tenho uma duvida com alguns modelos DC.tipo possuo uma carretilha antares dc7 lv, como eh feito a manutencao desta carretilha? Tipo aquele negocio do freio digital eh parafusado na lateral impossibilitando a remoção do carretel,uma carretilha feito pra agua doce mas mesmo assim só de bater agua nela jah basta? Recentemente adquiri a exsence DC , muito show essa carretilha,essa jah da pra desmontar quase que por inteira possibilitando a manutenção adequada ,mas eh uma pena de só ter a versão com a manivela do lado direito.realmente não consigo trabalhar iscas do tipo jighead com a vara na mao esquerda.

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    1. Sobre a manutenção da DC não sei muita coisa. Mas pelo que vi, muitos acham melhor mandar lubrificar na shimano. Mas se você estiver curioso, tem estes links para consultar.
      http://www.geocities.jp/hammer_nori/tips/reel/08_oh/dc7_bunkai.html
      http://ameblo.jp/honghong9934/entry-11431743196.html
      http://lakemaster.blog.so-net.ne.jp/2011-03-01
      Em relação a limpeza, geralmente só a água doce basta. É importante antes de lavar, apertar bem a fricção para evitar entrar água. Depois sempre seco com um pano o máximo que der, espero algumas horas e solto a fricção novamente. Isto serve para carretilha e para o molinete. Quase comprei uma exsence DC, mas optei pela T3MX por ser mais leve. Ambas são ótimas carretilhas. Em relação a manivela, acho que é um pouco questão de costume e pratica. A minha T3MX é esquerda e tenho uma Aggrest direita. No começo foi difícil de acostumar, mas agora ta tranquilo. A manutenção das minhas carretilhas e molinetes sou eu quem faço. Neste feriado aproveitei e troquei os rolamentos da Aggrest e da Team Daiwa do Aguinaldo por rolamentos de inox! Ficou show!!!

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