sábado, 30 de março de 2013

Haru Seabass (Robalo na primavera)

Este ano as cerejeiras(Sakura) floresceram mais cedo.
Enquanto os kibires ainda estão percorrendo as extensões de Hamanako e ainda não deram as caras, o robalo tem sido a atração principal.


Robalo, 27/03/2013. 21h.25.
Isca: Artificial artenasal

Exatamente as 19h15, eu e o Coxinha batemos a saida no cartão de ponto da fábrica e partimos novamente para Hamanako. 
A vontade de pescar, aliada a noticias de robalos circulando, nos animou a ir, apesar do cansaço e da garoa.
Pescar mesmo que por algumas poucas horas, considero um ótimo remédio para combater o estresse e o cansaço.
Funciona bem, pelo menos para mim.
E acima de tudo é preciso muita disposição.



Chove e para, chove e para.
Parece um teste de paciência para nós.
Tentei a Hardcore logo de cara enquanto o parceiro ia de minnow. 
Nada. Mudei para Ima Popkey, outra isca que parecia propicia para o momento.
Também nada. 
Hora de utilizar uma solução caseira.
Na caixa, a isca que tem me dado sorte. Será ela novamente hoje?
Arremessa, recolhe, arremessa, recolhe. 
Nada. Nenhuma ação.
Trocar de cor? Parece uma boa opção.
Peguei uma dourada, e neste momento ouvi um rebojo nas proximidades.
Avisei o parceiro e nos deslocamos até lá.
Palpite certo, robalo pulando, fisgado, tentando ao longe se  soltar. 
O barulho da sua correria  percorre pela veia e enche de emoção.
Pescar é isso. Sensação indescritível.
Por isso que amo a pesca.



/

19 comentários:

  1. pow pescar é bom mesmo cara. esse lugar aí pega na beirada do rio tbm ou tem q entrar na agua pra pegar? é porque eu nem tenho roupa de borracha daí nem dá pra entrar. pega com isca de superficie tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pescarias que fiz no mês de Março, foram todas em locais diferentes, no intuito de verificar a quantidade e tamanho dos robalos nos diversos locais de Hamanako. Com isto em mente, a cada ano fica um pouco mais fácil saber o local e o tempo onde o peixe estará. É claro que volto sem pegar nada algumas vezes, mas, faz parte, afinal vou pescar e pegar peixe é consequência. A roupa de borracha facilita, pois te estende os locais de pesca, porém, pesquei muitos anos sem ela nos mesmos locais que pesco hoje e peguei do mesmo jeito. Como a maioria dos locais em Hamanako são rasos, iscas de superfície e meia-agua são as mais indicadas!!!

      Excluir
  2. È verdade pegar peixe é consequencia. hj fui pescar no tenryugawa mas naum peguei nd. qualquer dia vou pescar no hamanako pra ver como é. pelo q vc fala deve ser melhor. hj foi a primeira vez q fui pescar no japão, nunca tinha ido antes. por isso q perguntei algumas coisas pra vc. valew pelas dicas aí cara! e boas pescarias!

    ResponderExcluir
  3. Yada Pesca, só uma pergunta. eu to com equipamento pra pesca de blackbass(vara, carretilha e linha). Eu consigo pescar seabass com esse mesmo equipamento? utilizando essas iscas q vc usa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O único inconveniente são as cabeleiras que a carretilha pode proporcionar, uma vez que, pescando a noite, fica difícil saber quando parar o carretel. Eu vario o uso entre molinete e carretilha de acordo com o local e a velocidade do vento. Atualmente tanto a Shimano como a Daiwa possuem modelos para pesca em água salgada. Se a sua for destinada a água doce, não esqueça de passar uma água para tirar o sal e evitar maiores problemas.

      Excluir
  4. E ae yada.não sabia que os robalos já estão entrando tanto assim (kosai). Tenho pescado em arai nos tetris.por sorte tem saido robalo de 60cm a 83cm e meio raros alguns hirames.mas de duas semanas pra ca não peguei nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primavera é época de desova para vários peixes e também das minhocas do mar. Hamanako devido a água salobra é destino certo destes peixes. Os robalos vivem a transição entre Hamanako e o mar aberto acompanhando a ciranda da natureza. No inverno ficam circulando pelas praias e nas demais estações procuram sua alimentação em portos, canais e baias.

      Excluir
    2. Ah!!! E parabéns pelos peixes!!!60 a 83cm nos tetris, é briga boa na certa!!! Ainda mais naquela corredeira, conseguir levantar peixe é show!!!Parabéns!!!

      Excluir
    3. Opa valeus :D bom 60 a 83cm eh contando meu e dos meu amigos q sempre vão pescar comigo..hehehe
      Mas pesco nos tetris arremessando no sentido da praia.ali não corre tanto.Agora arremessar no sentido do canal eh pedir pra passar raiva de tanto q corre..heheje..

      Excluir
  5. Eu tenho ido na ponte vermelha em mikabi e nw consegui nada esses dias!

    ResponderExcluir
  6. pode cre Yada Pesca! vou comprar um molinete que é melhor, já que eu sou iniciante na pesca! valeu por tirar minha dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm curto pacas pescar de carretilha.mas tem dias e noites que eh praticamente impossível de se usar a carretilha.ai q entra meu conjuntinho de vara e molinete pra robalo :D
      Posso estar falando besteira yada que me corrija ..hehehe
      Um molinete 3000 ou 4000 (se for shimano) uma vara de aproximadamente 2.70+ metros que arremesse iscas ateh 35 ou 41 gramas (varas de duas partes) e linha P.E 1.0 ou 1.5
      Posso estar errado.mas eh que quando comecei não tinha ninguém pra me explicar e cabei comprando muitas coisas que não tinha nada a ver .grana jogado fora :(

      Excluir
    2. Opa! valew pela dica! verdade, no começo se gasta um pouco de dinheiro mesmo. :( eu vou ter que comprar mais algumas coisas pq naum sabia direito. N Hotta, o líder tem q ser menor, ou do mesmo tamanho na linha 1.0?

      Excluir
    3. N Hotta, o conjunto que você citou é bem equilibrado e vai ai mais algumas dicas. Como as pescarias aqui no Japão na maioria das vezes se faz em água salgada, se for molinete shimano, de preferência a modelos que possuam rolamento do tipo ARB ou S-ARB, que possuem tratamento anti-corrosão aumentando a durabilidade do equipamento. Se a opção for Daiwa, melhor são modelos como Freams, caldia, que possuem vedação a óleo, inibindo a entrada de água e poeira dentro do equipamento. Quanto as varas, cada fabricante tem sua característica. As varas shimano costumam ser mais duras, assim como as da majorcraft, enquanto que as Daiwas são mais flexíveis. Quanto as linhas de multifilamento ou PE, gosto do tipo com 8 fios trançados, como a R18 da Seaguar ou a Hardcore X8. As linhas de 8 fios, são mais finas, possuem uma libragem maior e menos aderência nos passadores. No Japão são tantas as opções de coisas para pesca que quando entro em uma loja as vezes também fico meio perdido!!!

      Excluir
    4. Falar sobre líder eh tenso.geralmente este assunto da uma certa discordancia,cada um tem uma teoria sobre isso. Eu uso meu líder com algumas lbs ah mais q a linha principal (pouca coisa) .como eu estava pescando em tetris os peixes jogão meu sujo sempre indo pro concreto,quando o líder ficar áspero soh troco o líder evitando perder partes da linha P.E ,q eh o mesmo q o yada citou ah de 8 fios trançados,eh um pouco mais caro mas se cuidar dura bastante tempo. Tem gente q usa o líder com lbs abaixo da linha principal,caso a isca enrosque sempre vai estourar a linha do líder assim não perdendo partes da linha P.E ( mesmo assim meu sempre estoura no líder mesmo.lol ).

      Excluir
    5. Nem me fale em loja de pesca,moro próximo ao ichigoru de hamamatsu ,aquilo eh pura tentação,entro falando q só vim pra olhar mas já estou com a cestinha na mao . Mas geralmente eu olho o produto e depois peço por internet,sai um pouco mais barato.tipo tem uma carretilha lá q esta 33k no rakuten vi por 29k (já da pra comprar a linha) .Em Yada vc conheci algum lugar q customiza varas de pesca?

      Excluir
    6. Já vi no Ishiguro de Toyokawa eles fazerem modificações em varas, mas, até que ponto eles customizam eu não sei ao certo! Os staffs da rede do Ishiguro costumam atender muito bem e creio que eles podem te dar esta informação.

      Excluir
  7. Valeu! vou seguir as dicas! acho que vai aumentar bastante as possibilidades de pegar peixe da próxima vez! hehehe

    ResponderExcluir
  8. Boa noite vc poderia manda o ponto de pesca em hamanako toyohashi não vi nada de peixe aqui no Japão ainda por
    Gentileza

    ResponderExcluir