domingo, 14 de julho de 2013

Hamanako sea bass revanche

Nas minhas ultimas andanças por hamanako, confesso que não fui muito feliz.
Sem compromisso este fim de semana, resolvi partir para Mikkabi.
Passei na casa de pesca e verifiquei que realmente este ano ta difícil pegar algum kibire.
Em compensação, pelas redondezas da ponte vermelha, os sabas estão aparecendo.
Cheguei ao primeiro ponto planejado e pude constatar a limpidez da água.
Resultado das poucas chuvas deste ano.
Com a água muito limpa, o número de plâncton se torna pequeno, em consequência disso a quantidade de  alevinos também são reduzidos, fazendo com que os peixes predadores se afastem das margens, mas isto é, teoricamente.
Também pude constatar uma maior incidência de algas vermelhas, ao invés dos matos de caule longo, comuns na região e que abrigam os alevinos e crustáceos.




Por falar em crustáceos, quando entrei na água, levei um susto.
Algo saiu pulando por cima da água.
Procurando saber o que era, descobri ser um tipo de camarão chamado saimaki ebi ou kuruma ebi.
Ótima presa para robalos, kibires e kurodais.
Logo me veio a cabeça que, se este camarão estava por ali, sem ser incomodado ou servindo de alvo para algum predador, é porque a pescaria não seria tão produtiva.
Mesmo assim tentei.
Arremessos, trocas de iscas, até decidir partir para outro ponto.


Robalo, 14/07/2013. 4h58.
Isca: Artificial artesanal

Com o dia se aproximando, já com uma pequena silhueta do sol, cheguei na ponte vermelha.
Muita gente, e sem lugar para estacionar.
Pelo jeito todos estavam atrás dos sabas.
Resolvi me afastar um pouco e procurar um lugar onde estacionar.
As margens, dava para perceber pequenos alevinos circulando.
Rapidamente montei meu equipamento e fui para a água.
Os cardumes de alevinos começaram a se movimentar a medida que o sol ia ficando mais forte.
Esperei pelos rebojos e nada.
Resolvi arremessar esporadicamente e em várias direções com o metal jig afim de pegar alguns sabas.
Mas no ponto onde eu estava nem sinal deles.
Resolvi trocar de isca.
Já estava desistindo quando senti o tranco.
E vi o salto.
Não era muito grande, mas era um robalo.
Bom. 
Fazia tempo que não pegava nada em Hamanako.
E da ultima vez que estive por aqui, perdi o único que bateu.
Mas na revanche de hoje, me dei melhor.


2 comentários:

  1. Em qual lugar voce pegou esse camarão na rede ?
    Da pra comer tambem?
    Porque meus filhos adoram esse bichinho frito,sei que é dificil pegar , mas se não pega peixe, camarão serve,
    flw, abração cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra dizer a verdade só vi alguns poucos camarões e coloquei a luz de led em cima de um que estava proximo a margem. Pareceu que ele ficou tonto e pude pega-lo para umas fotos!!! Quando você quiser ir lá, te levo!!!

      Excluir