quarta-feira, 3 de julho de 2013

Peixe espada em Akabane

Tachiuo, assim chamam o peixe espada aqui no Japão.


Esta semana eu o Coxinha estamos trabalhando no período noturno.
Muito bom, porque da para sair do trampo e ir pescar.
O verão já está bem próximo apesar do clima fresco que está predominando.
Agora é época de variados tipos de peixe.
Principalmente em mar aberto.
O local mais próximo a nossa fabrica é Akabane e foi para lá que nos dirigimos.
Vento forte, na média de 4 metros por segundo.
Nos posicionamos na longa plataforma de um modo que o vento nos ajudasse.
Abri os arremessos com um metal jig de 7 gramas, o mesmo de sempre.
E ação já no primeiro arremesso.
Mas não consegui engatar.
Mesmo assim, bom sinal.
Dei mais alguns arremessos quando o Coxinha disse: engatei!!!
Legal.
Fiquei aguardando para ver que peixe era.
Para a minha surpresa era um peixe espada.



Com um prateado sem igual, o Tachiuo é um peixe muito bonito.
E saboroso.
Lembrei-me de quando pescava em Santos, atrás dos espadas.
Era emoção a toda hora.
E os de lá chegavam a um metro.
Este meros trinta centímetros.
Mas é um predador que ataca bem as iscas artificiais, o que torna sua pescaria muito divertida.
Porém é preciso ficar atento a sua dentição afiada e tomar muito cuidado ao retirar o anzol.




Observando o Coxinha usando o metal jig, fiz igual.
Recolhimento lento com toques na ponta da vara.
Este é um detalhe importante numa pescaria.
O modo como trabalhar a isca.
Muitas vezes é preciso ficar atento em quem esta pegando e tentar fazer igual.
Foi assim que peguei o meu primeiro enquanto o Coxinha já tinha levantado três.
Pegando o jeito, o negócio é sair atrás do prejuízo.
Afastei-me mais alguns metros e engatei outro.
De repente os barcos de pesca começaram a sair do porto e tivemos que parar  e esperar.
Curta pausa, mas o suficiente para afugentar os peixes.
Tentei uma isca do tipo colher e nada.


Parei alguns segundos e observei o local.
Que profundidade teria aquele pedaço?
Foi então que veio uma luz.
Com a agitação da maré devido os movimentos dos barcos, deduzi que os peixes poderiam ter ido mais para o fundo.
Ao invés do metal jig de 7 gramas, optei pelo de 20 gramas.
Um, dois arremessos e tum.
Engatei um.
Dei a dica para o Coxinha e ele também engatou.
Quatro a três no placar geral.
Mais um e empato o jogo.
Porém, depois disso, nenhuma ação.
Já sem esperanças, fiquei apenas observando os pescadores com sabiki ali presentes, levantando pequenos ajis.
Foi quando senti um tranco.
Escapa não.
Lentamente recolhi.
E consegui levantar.
Jogo empatado.
Sete horas no relógio do celular.
Hora de ir embora.


Antes de deixar o local, uma foto para lembrança.
Depois de muito anos, reencontrei-me com os peixes espadas.
Obrigado Akabane.

8 comentários:

  1. Tachiuos são ótimos pra fisgar e comer.
    Vc sabe se já estão aparecendo os kamasus?
    Seu blog ta bem legal. Continue assim. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Carlito?Beleza?Este ano ta meio devagar e ainda sem sinais dos kamasus. Valeu por aparecer por aqui!!! Abraços.

      Excluir
  2. Oi amigo!! Ótimo blog, ainda mais para pessoas como eu que estão iniciando na pescaria, da pra pegar muitas dicas boas aqui!!! E também é difícil encontrar informações sobre pesca em português aqui no Nihon!! Hoje foi meu primeiro dia de pescaria aqui no Nihon, na verdade só tinha pescado algumas vezes no Brasil e sempre em pesqueiros. Peguei algumas tralhas de pesca que meu sogro tem, comprei duas iscas artificiais e sabiki e fui me aventuar em Arai, n deu pra levantar os robalos que vc posta foto, mas deu pra pegar umas sardinhas rs, já que eu tava pescando com o sabiki e na ponta coloquei a artificial (nem sei se isso é certo)!! Mas gostei muito é uma terapia pescar, n vejo a hora da proxima pescaria!!! Você sabe me dizer se em Arai da pra levantar esses peixes que vc sempre pega rs? E a melhor isca pra usar? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário!Fico feliz de estar ajudando de alguma forma. Colocar isca artificial,geralmente jig, na ponta do sabiki é uma tecnica chamada Jig Sabiki e é muito usada ai em Arai e nas pescas embarcadas em mar aberto. É muito eficiente e pode lhe trazer bons peixes. No parque de pesca de Arai, costuma sair robalo, sabas, hirames e outros peixes. Não será surpresa se você pegar alguns destes no sabiki!!! E quanto as iscas, cada época do ano tem uma mais eficaz que a outra. As casas de pesca da região poderão lhe indicar algumas. Se você for arriscar nos tetris, o que não recomendo, tome muito cuidado. Sapatos com trava, colete salva-vidas e coador longo são essenciais. E nunca vá desacompanhado!!! Abraços.

      Excluir
  3. Com essa chuvarada sera q sai robalo?????��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só indo para saber!!! Mas se estiver trovejando e relampeando esquece, as varas podem atrair raios ocasionando um grave acidente. Muitos ignoram o pequeno aviso que tem no corpo da vara e se arriscam!!!Abraços.

      Excluir
  4. Oi Yada,gostei do seu blog e queria saber onde e este lugar em hamamatsu que vc pescou e se vc tem face,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo pescar em Hamamatsu no parque de pesca de Arai. Me desculpe, mas não tenho face!

      Excluir