quarta-feira, 9 de julho de 2014

Negakari no tate (Shimano) X Jika rig (Yada version)

Ontem fui até Hamanako na companhia do Kawai-san.
Depois que ele pegou um kibire com a Negakari no tate da Shimano, praticamente só usa ela.
Eu prefiro o sistema Jika rig, acoplado com amajaco.
Aproveitei e resolvi fazer um teste entre os dois sistemas.


Mas antes, vou fazer um resumo da semana passada.
Na terça-feira pela manhã, resolvi ir atrás de kurodais.
Assim que clareou o dia, comecei a catar os caranguejos, tarefa realizada com muita facilidade.
Difícil mesmo foi conseguir pegar um kurodai.
Tentei por horas, mudando de tempos em tempos de local.
Nada.


A noite encontrei com o Kawai-san, que me disse que havia comprado um processador de alimentos e que gostaria de estrear com uns sabazinhos.
Legal!!!
Assim decidi qual seria a pescaria do dia seguinte.
Sabas em akabane.
Chamei o Furuta e o Hangai que estão no mesmo turno que eu e assim que terminou nossa jornada de trabalho, partimos para a pescaria.
As 4 horas Kawai-san chegou e ainda estava um pouco escuro.
Logo que clareou, os sabazinhos começaram a circular e começou nossa diversão.



Hangai, novato da turma, conseguiu pegar seus primeiros sabazinhos sem nenhuma dificuldade.
Da-lhe pescador!!!


Diferente da ultima vez que estivemos la, o número de pescadores foi visivelmente superior.
Isso porque era uma quarta-feira.


Esta semana virei para o turno do dia.
Antes que o taifu chegue, resolvi ir até Hamanako.
Kawai-san me entrou la as 18h30.
O tempo estava variando entre nublado e chuva.
Quando parecia que a chuva não daria trégua, resolvemos colocar a capa.
Até parece brincadeira, pois, 10 minutos depois estiou e nem sinal de chuva!
Ainda claro devido ao verão, Kawai-san sentiu a primeira batida com sua Negakari no tate, porem errou a fisgada.
Apenas observei e fiquei esperando pela minha vez que não veio.
Mudamos de lugar.
Nada.
Mudamos de novo.
O dia já se fora por completo quando senti minha primeira batida.
Vacilei e errei a fisgada também.
Depois disso mais nada.
De pescadores, somente nós.
Mudando de tempos em tempos de lugar e desta forma meu companheiro se afastou de mim uns 80 metros.
Escuro, mal conseguia vê-lo.
Uns 40 minutos se passaram e ele não saia do mesmo ponto.
Resolvi insistir no meu.
Até que ele retornou.
- E ai? Bateu alguma coisa? - perguntei.
- Sim. Perdi uns 3. Não consegui fisgar! - respondeu-me meio desiludido.
-Talvez você consiga. - completou.
E assim fomos até o ponto onde ele estava.
- É aqui! - disse ele.
Ajeitei minha amajaco no anzol e arremessei.
Esperei chegar ao fundo.
Tum...tumtummm...
Perdi a fisgada.
Devo confessar que realmente não esperava que fosse bater logo no primeiro arremesso e assim que a isca tocou ao fundo.
Ajeitei novamente a isca e arremessei.
Back slash!!!
Ou seja, cabeleira no molinete!!!
Eita pressa!!!
Respirei fundo!!!
Arrumei a cabeleira e arremessei.
Comecei a recolher lentamente e....
tum....tumtummm....
Entrou!!!

Kurodai, 08/07/2014. 21h18.
Isca: Jika rig + Amajaco (Smith)

Recolhi com extremo cuidado para não escapar e arrastei ate a margem.
Kurodai!!!
- É, realmente tinha que ser você para conseguir fisgar!!! - disse sorrindo Kawai-san, arremessando em seguida para conseguir pegar o seu.

Kurodai no sistema Jika rig

Jika rig 1x0 Negakari no tate!

Gosto muito deste sistema.
Enrosca pouco e é super atrativo!
E a sensibilidade é ótima!
Tirei as fotos e devolvi para a água.
Quando fui ajeitar minha amajaco vi que ela estava em péssimo estado.
Não é por menos, pois estou usando ela desde o começo do ano.
Procurei nos bolsos do colete uma nova e para minha decepção não encontrei nenhuma!
Raios!!!
Coloquei uma baby dragon da Jackson.
Já peguei alguns kibires com ela e achei uma boa opção.
Nos arremessos seguintes, nada.
Ouvi o barulho de fricção cantando alto e gostoso.
Era a do Kawai-san.
E como cantava!!!
De repente, só ouço ele dizer: - escapou de novo!!!
- Por que? Por que?
- Já é a terceira ou quarta vez hoje!!!
- Por que? - Indagou incrédulo novamente.
Pelo que pude observar, estavam escapando devido a fricção muito solta.
Disse isso a ele.
- Será? - respondeu ele e imediatamente apertando mais a sua fricção.
Nosso tempo já estava no limite e fiquei apenas observando.
Primeiro arremesso.
Nada.
Segundo arremesso.
Nada.
Trabalhou a isca bem mais no terceiro arremesso e...
Zuuummmm...
Fisgada certeira e bem feita.
Desta vez, pouco se ouviu a fricção.
Melhor assim pois vimos a cara do peixe.
Um magoti!!!
  
Magoti, 08/07/2014. 21h48.
Isca: Negakari no Tate (Shimano)
Pescador: Kawai-san

Peixes como o kibire e o kurodai, possuem uma arcada dental muito dura, que dificulta a penetração do anzol.
A fricção muitas vezes pode definir uma boa fisgada ou não.
Eu prefiro usa-la bem regulada e firme, fato que facilita a fisgada.
Conheço pescadores que gostam de usa-la solta, com medo que a linha ou o líder se rompam.
Mas, isso é particular de cada um!


Magoti fisgado com Negakari no tate da Shimano

Negakari no tate 1x1 Jika rig!!!!

Este foi o resultado do teste de hoje.
É claro que em uma pescaria, sorte conta muito.
Mas a negakari no tate me surpreendeu pelo fato de parecer ser bem mais atrativa do que o meu sistema, levando em consideração o numero de ataques a isca do Kawai-san.
Talvez pelo fato de que é preciso trabalhar a isca ao contrário do sistema Jika rig que é bem mais simples, necessitando apenas recolher lentamente.
Éhhh!!!
A melhor coisa a fazer é um tira teima!!!
Na próxima pescaria, quem sabe!!!





4 comentários:

  1. Olá Yada tudo blz? Eu testei esse sistema de jika rig, eu nw sei nada de pesca c/ artificial mas segui suas dicas lá no hamanako... Deu umas batidas e peguei esse peixe que parece um esse gigante...rs muito bom!!!
    Em relação aos kibures qual o local que vc pesca com esse sistema no hamanako?

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço esse seu mapa, nele que eu me localizo lá...rs Eu fui nesse ponto Megaura, qual você mais gosta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de todos, pra falar a verdade. Geralmente escolho o lugar da pescaria de acordo com a posição e velocidade do vento e também da movimentação da maré! abraço

      Excluir